Férias Frustradas – Post especial de feriado

Caso prefira ouvir este artigo ao invés de ler, clique no link abaixo. Versão Podcast:
https://soundcloud.com/filmindica/ferias-frustradas-post-especial-de-feriado

Domingo pré-feriado. Muitos viajam com suas famílias ou amigos. Muitas dessas viagens possuem fatos inesperados e cômicos, às vezes mais trágicos que cômicos, mas que, de uma forma ou de outra, acabamos dando uma risada. Todos já passaram por experiências assim em algum momento de suas vidas. Não importa se era uma viagem longa ou curta, nacional ou internacional, cara ou barata. E pensando em filmes, uma série relacionada ao assunto “viagens”, e que marcou o cinema, foi Férias Frustradas.

Férias Frustradas foi um filme lançado em 1983 e que teve 3 continuações oficiais, sendo essas: Férias Frustradas II (1985); Férias Frustradas de Natal (1989) e Férias Frustradas em Las Vegas (1997). Em 2015, fizeram uma tentativa de remake de Férias Frustradas, mas que não obteve o sucesso ou aceitação do púbico como o original.

Assista abaixo o Trailer do primeiro filme:

A história é basicamente a seguinte: a família Griswold pretende realizar uma viagem pelos EUA com destino final um parque de diversões. A viagem é incentivada e programada pelo pai Clark Griswold (interpretado por Chevy Chase, que teve nesta série o auge de sua carreira e ficou imortalizado no cinema com este papel). Ao longo da viagem nada ocorre como planejado e uma série de problemas ocorrem e são resolvidos das formas mais hilárias e absurdas possíveis por algum ou todos membros da família. Os membros principais são um casal e seus dois filhos (uma menina e um menino), mas ao longo da trama conhecemos a avó, o tio e os primos, todos com alguma peculiaridade interessante ou que se mostra fundamental para a comicidade do filme.
Os outros filmes da série possuem mote similar e mantêm os atores originais. Mas falaremos mais individualmente de cada filme em uma outra oportunidade.

familytruckster
Modelo Wagon Queen Family Truckster. Este veículo foi criado especialmente para o filme. Mas até hoje pessoas criam cópias e desfilam com os mesmos.

Apesar de possuir um estilo de comedia não mais tão abordado pelo cinema, o filme ainda arranca risadas dos telespectadores e, apesar de muitos considerarem como “um filme de sessão da tarde”, deve ser assistido levando em conta a época em que foi filmado e o contexto americano em que esta ambientalizado. Garanto que é um prato cheio para quem gosta de filmes da década de 80 ou que mostre o americano tirando sarro dele mesmo.

Recomendo assistir aos outros filmes da série, caso gostem do primeiro. Nenhum filme, como é comum para a maioria dos casos, se equipara com o primeiro mas possuem momentos engraçados e garantem 90 minutos de diversão e esquecimento dos problemas da vida.

Abaixo há uma entrevista com os atores que interpretaram os quatro membros da Família Griswold, em 2012. Bem interessante:

Aproveite o feriado, viajando ou não, e assista a esta saga da família Griswold pelos EUA dos anos 80 e 90. Deixe o preconceito de que filmes de antes do ano 2000 são chatos e perda de tempo. Férias Frustradas, todos já tiveram alguma e para os que ainda não, aguardem.

Anúncios

2 comentários sobre “Férias Frustradas – Post especial de feriado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s