Uma proposta irrecusável – O Poderoso Chefão

Caso prefira escutar o artigo, ao invés de ler, clique no link abaixo. Versão Podcast:

Acredito que você lerá este artigo, afinal, esta é  “uma proposta irrecusável”. Quem não lembra desta frase? Sempre que ouço essas duas palavras: proposta irrecusável, penso em O Poderoso Chefão. Um dos maiores clássicos do cinema, e o maior filme sobre Máfia.

A história de O Poderoso Chefão foi criada pelo autor americano com descendência italiana, Mario Puzo, em 1969. Livro este que foi adaptado para o cinema em 1972.

Attorney Bert Fields warmly embraces his friend, Mario Puzo, author of 'The Godfather.'
Autor Mario Puzo (de costas) com o advogado Bert Fields, grande amigo e responsável por defender os direitos do livro após a morte de Puzo.

O filme foi dirigido por Francis Ford Coppola e teve no elenco astros como Marlon Brando, Al Pacino e Robert Duval. Isso se pensarmos apenas no primeiro filme. Foi um enorme sucesso e gerou mais duas sequencias, em 1974 e 1990 respectivamente.

Interessante pensarmos que o terceiro filme foi lançado 16 anos após o segundo, dando um pouco mais de veracidade à aparência envelhecida dos personagens.

Os três filmes – principalmente o primeiro –  foram um marco na história do cinema e geraram uma série, imensa, de produtos de merchandising e para colecionadores, como roupas, utensílios de cozinha, jogos eletrônicos, livros, itens de decoração etc. Além de menções, aparições e crossovers em filmes, séries e desenhos.

Quem nunca ouviu a música tema de O Poderoso Chefão em algum outro filme ou série, principalmente de comedia? Ou então alguma caracterização de algum dos personagens principais em algum outro filme?
Ouça abaixo, a música tema do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=HWqKPWO5T4o

Impossível não destacarmos o quanto todo e quaisquer filmes ligados à máfia, que foram lançados após O Poderoso Chefão, não beberam direto desta magnífica fonte. Basta prestar um pouco de atenção e você perceberá como outros filmes que mencionam a máfia italiana possuem alguma característica que remeta ao marco de Coppola.

O filme ganhou 26 prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme e Melhor Ator (Marlon Brando), além das mesmas categorias no Globo de Ouro. Também foi indicado a outras 27 categorias.

O fenômeno cinematográfico foi responsável por eternizar Brando, que já era um ator conhecido; colocar Coppola como um dos maiores diretores da história; deslanchar a carreira de Al Pacino de vez, além de colocar o tema Máfia no imaginário das pessoas.

Mesmo atualmente, é impossível não assistir a este filme e ficar fascinado. Seja pela qualidade da atuação, pelo tema ou pela história extremamente bem amarrada.
Assista este clássico, e, como disse Clemenza: Leave the gun. Take the cannoli (deixe a arma e pegue o cannoli). Afinal, não há nada como uma boa massa e um bom filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s