Um Tira da Pesada – o marco da comédia policial

Caso prefira escutar o artigo, ao invés de ler, clique no link abaixo. Versão Podcast:

Tenho de admitir que o título utilizado no Brasil para este filme não foi uma boa escolha. Mas, não podemos nos desanimar pela má escolha de palavras ou o tempo de existência que o filme possui (lançado em 1984). Esse é, indiscutivelmente, um dos melhores filmes de comédia já lançados e o melhor de Eddie Murphy, ator que dá vida ao personagem Axel Foley. Se analisarmos o gênero Policial cômico – que é extremamente comum – não há dúvidas que Um Tira da Pesada foi o melhor do gênero.

Este filme teve duas sequências: Um Tira da Pesada 2 (1987) e Um Tira da Pesada 3 (1993). Há boatos de que Eddie Murphy estaria em contato com produtores e estúdios para a realização de um quarto filme, mas ainda não há muita informação sobre isso. Espero que seja verdade e que Eddie e todo o elenco possam voltar às telas para nos alegrar.

rs-18955-bhills1800-1403881160
Imagem retirada do site: Rolling Stone

Mas vamos à história do filme que é o que mais importa: Axel Foley é um policial na cidade de Detroit – cidade esta que foi considerada uma das mais violentas dos EUA e com alto índice de pobreza – que começa a investigar o assassinato de um amigo que foi visitá-lo. Suas pistas levam à cidade de Beverly Hills, uma cidade totalmente oposta a Detroit. Foley não dá muita atenção às leis, desde que seja por um bem maior ou para esclarecer um crime, sendo assim, se mete em grandes problemas com a polícia local e conhece dois policias que se tornam seus parceiros e ajudam o filme a ser este clássico.
John Taggart e William ‘Billy’ Rosewood são os policias encarregados de não deixar Foley aprontar mais nada, no entanto acabam se enfiando nas roubadas dele. Esse trio faz com que o nível de comédia da série se mantenha muito bom até o segundo filme. Infelizmente, no terceiro, Taggart (vivido por John Ashton) e Bogomil (Ronny Cox), não participam do filme e a produção acaba “perdendo um pouco a mão”.

Eddie Murphy já era conhecido quando fez este papel, mas é indiscutível o fato de Um Tira da Pesada ter confirmado e deslanchado sua carreira de maneira muito mais rápida e efetiva. Foi um dos maiores papeis do ator e pelo qual muitos se lembram dele até hoje.
Eddie é um grande ator, mas sinto que nos últimos anos perdeu um pouco de tempo ou talento fazendo filmes medianos e que ficaram muito aquém de seu talento.

Quanto aos outros atores da série, ao longo dos três filmes, nenhum foi realmente conhecido ou apareceu em grandes produções, mas considero isso um erro. Haja vista que houveram verdadeiros talentos na produção.

A partir deste artigo, passo a incluir a sessão: Injustamente Esquecidos. Nesta, incluirei os atores que nunca receberam o devido valor fora da produção, em sua carreira, apesar de possuírem grande talento. O maior objetivo aqui é fazer com que o leitor, caso veja algum dos nomes desta sessão, saiba que o filme tem potencial, ou pelo menos um grande ator nele.

Judge Reinhold – William ‘Billy’ Rosewood (participou dos 3 filmes)

judge_reinhold_at_the_47th_emmy_awards_afterparty
O ator com sua mulher em premiação do Grammy

Reinhold nunca teve o destaque que merecia. Ficou marcado como um personagem novo e cômico, mas sempre mostrou qualidades para papeis mais sérios.

John Ashton – John Taggart (participou dos 2 primeiros filmes)

foto-retirada-do-site-waytofamous
Imagem retirada do site: Way To Famous

Ator já participou de vários filmes, com os mais diversos papeis. Mas sem dúvida sua grande atuação foi em Um Tira da Pesada.

Ronny Cox – Andrew Bogomil (participou dos 2 primeiros filmes)
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ator participou em algumas séries e filmes, mas sempre como secundário. Uma pena, haja vista sua grande atuação.

Gilbert R. Hill – Inspector Todd (participou dos 3 filmes, ainda que muito pouco no terceiro)

158755964_1463448183
Imagem retirada do site: Find a Grave

Infelizmente o ator morreu este ano, em março. Ele foi policial na vida real e participou, apenas, dos três filmes da série Um Tira da Pesada. Mas achei importante colocá-lo como uma singela homenagem.

Stephen McHattie – Steve Fulbright (participou no terceiro filme).

stephenmchattie1small
Imagem retirada do site: Alchetron

Normalmente faz papel de vilão mas é um excelente ator.

Para os que não assistiram a esta obra clássica da comédia policial, aproveite o final de semana para isso. Para os que viram, não deixem de rever. E para os que viram e reviram, fiquem felizes, pois possuem muito bom gosto.

*Imagem de capa retirada do site: Fansided

Anúncios

4 comentários sobre “Um Tira da Pesada – o marco da comédia policial

  1. Anuo à crítica do filme. Principalmente no tocante à desperdiçada carreira do ator Eddie Murphy. Talvez Dr doolitle tenha sido um destaque também. Ele chegou a fazer outro filme neste gênero, comédia policial, coprotagonizando com Robert de Niro (mestre), se nao me engano. Interessante.
    Feliz Natal

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s