Pinóquio -Fazendo você acreditar em seus sonhos desde 1940

pinocchio
Versão original do autor italiano

“Quero ser um menino de verdade”! Quem não se lembra dessa frase clássica? Acredito que saibam que estou falando do desenho Pinóquio (originalmente Pinocchio). O personagem foi imortalizado pela Walt Disney em 1940, mas o que poucos sabem é que ele havia sido criado muitos anos antes pelo escritor italiano Carlo Collodi, em 1883.

Pinóquio significa pinhão, no entanto, há controvérsias quanto a isso, pois alguns dizem que o nome do personagem teria sua origem na palavra pino. O que até faria sentido, já que ele é feito de madeira e pino remeteria a pinheiro.

pinocchio_title_card
Imagem de abertura o desenho

 

Verdade seja dita, por mais que o personagem e o filme já estejam imortalizados na história e a Disney sempre o relance em edições especiais de DVD e Blu-Ray, ele anda um pouco esquecido e sumido.

Inclusive, me irrita um pouco o fato dos parques da Disney World, em Orlando, por mais maravilhosos que sejam, terem diversos personagens um tanto quanto esquecidos e sem atrações ou qualquer coisa que remeta a eles. Pocahontas, Mulan e A Espada era a Lei são os que mais percebi isso. Mas Pinóquio não fica muito atrás. Ele possui aparições em vários

5143394415_c2ae17ce88_b
Pinóquio em um desfile na Disney

desfiles, entretanto, sua participação acaba aí. Considero isso vergonhoso, levando em consideração o seu nível, sua idade e sua qualidade.

Mas vamos voltar ao desenho. Pinóquio se passa na Itália. O boneco é construído por um entalhador chamado Geppetto. Seu criador sempre quis que ele virasse um menino de verdade. Ele pede isso do fundo de sua alma, e bem naquela noite uma estrela cadente passa pelo céu da cidade. Mas a verdade é que esta estrela era uma fada. A Fada Azul dá vida a Pinóquio, porém ele continua de madeira. Ela diz que ele irá virar de verdade se for bom e provar sua lealdade e bravura, caso contrário irá permanecer de madeira para sempre.
Só que nessa “aventura”, alguém precisa ajudá-lo. E nada melhor que ter uma boa consciência. Um grilo falante se torna a consciência de Pinóquio, permanecendo sempre ao lado para guia-lo pelo caminho certo.

 

Obviamente que algo de errado acontece e ele vai parar em um circo onde deve atuar para

2068063834_ffd2bb6539_z
Grilo Falante

que o dono fique cada vez mais rico. Após fugir, vai parar em um parque de diversão que era um negócio “de fachada” para comércio de crianças que viram burros de carga (literalmente), mas Pinóquio, junto do Grilo Falante, escapa mais uma vez e foge para o mar, onde encontram a baleia Dona Monstra – dentro da qual se encontrava seu pai, após ser engolido pela baleia quando, já muito aflito em casa, vai junto a Fígaro (o gato) e Cléo (a peixe) procurar pelo menino.

 

O desenho já foi remasterizado mais de uma vez. Após ser lançado foi aprimorado para passar em VHS, depois teve uma nova remasterizarão para

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Estátua de Pinóquio, por Vitorio Morelli, no distrito Ancora Pinocchio

DVD e agora foi, novamente, reformulado para mostrar seu melhor e a mais alta qualidade em Blu-Ray. Dá gosto assistir a um desenho realizado da maneira tradicional ao invés do digitalizado. Gosto de muitos desenhos atuais, que são digitalizados, mas não há comparação com a beleza, leveza e encanto dos desenhos produzidos da maneira clássica.

Algumas curiosidades sobre o filme:
Este foi o primeiro desenho a ganhar um Oscar, de fato. Escrevo “de fato”, pois Branca de Neve ganhou um Oscar honorário dois anos após seu lançamento.
O personagem Fígaro era o preferido de Walt Disney e foi inserido somente após grande insistência dele.
Chuva de verdade foi utilizada em uma cena do filme.
O American Film Institute’s List of the Top Movie Songs of All Time (de 2004), considerada a lista de músicas do cinema de maior prestigio, elegeu a canção tema de Pinóquio (When You Wish upon a Star) em 7º lugar – melhor posição para uma canção Disney.

j_worthington_foulfellow_and_gideon_in_disneys_pinocchio
João Honesto e Rufião

Este é um dos maiores clássicos da Disney e do cinema. Imperdível a todos os fãs do estúdio, de desenho e de cinema em geral. Após 77 anos de seu lançamento, ainda é um filme impressionante em cores, detalhes e história envolvente. Sem dúvida algo que marca a vida de todos que assistem.

Aproveito este artigo para fazer um apelo a você fã, curioso, interessado e/ou aficionado em cinema: assista a desenhos antigos, não tenha preconceito com esses desenhos ou mesmo filmes antigos, afinal, tudo que está aí hoje em dia bebeu na fonte do passado.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Pinóquio -Fazendo você acreditar em seus sonhos desde 1940

  1. O melhor da Walt Disney é que sob toda fantasia e magia sempre há uma moralização que aos poucos incute na criança ingênua que sorve os ensinamentos apresentados de forma alegórica como uma esponja. Walt disney , assim como suas criações, está eternizado no nossa imaginário e nas nossas vidas.
    Parabéns pela crítica ‘Brian De Lucca’, levanto com você a bandeira dos clássicos da Disney. Infelizmente a indústria cinematográfica não produz novos desenhos com essa pureza e valor moral, portanto, revivamos a magia com Blue Ray e DvDs para que nossos filhos e gerações vindouras desfrutem da Magia do Walt Disney

    Curtido por 1 pessoa

    1. Mestre Adriano!
      Obrigado pelas belas palavras. Com essa qualidade toda você deveria um blog ou escrever no Filmindica, também. Tenho certeza que muitos gostariam.
      Grande abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s