A Soma de Todos os Medos

Muito provavelmente você já ouviu falar neste título – mesmo que não saiba onde ou ao que ele remete. Esse título já apareceu em diversos lugares para divulgação tanto d10147314265_b050327bb8_bo filme (que é o objeto principal do artigo de hoje), quanto de games e, principalmente, do livro. Digo principalmente, pois o filme de hoje foi originado em um livro escrito pelo autor americano Tom Clancy, falecido em 2013, onde o personagem principal é Jack Ryan, que já apareceu em outros filmes – apesar de esses não possuírem conexão, mas explicarei isso mais tarde.

Vamos à história do filme: a 3ª Guerra Mundial pode ser iniciada a qualquer segundo quando um grupo neonazista encontra uma bomba e pretende usá-la no Super Bowl, maior evento esportivo dos EUA, e onde estará o Presidente americano. Como se isso não

skycinema
Imagem retirada do site SkyCinema

bastasse, o atentado será realizado de uma maneira que pareça serem os russos os culpados. Cabe a Jack Ryan, um analista da CIA, impedir que toda trama ocorra e os governos não deem início à destruição do mundo.
Não preciso dizer que o filme possui grande adrenalina e tensão e que, sem dúvida, esse é um dos maiores filmes e papeis de Ben Aflleck. Além do ator, há outros astros como Morgan Freeman, James Cromwell e Ciarán Hinds.

O filme aborda diversos pontos da tensão entre os dois países e é um prato cheio para interessados em Relações Internacionais e geopolítica. Não é à toa que a história foi escrita por este grande autor Tom Clancy. Inclusive, muitos já devem ter visto filmes que possuem suas histórias originadas em algum livro do autor e nem sabiam. O persona
gem Jack Ryan, por exemplo, já apareceu em: Operação Sombra: Jack Ryan (2014) interpretado por Chris Pine; Perigo Real e Imediato (1994)

 

worldfiles4u
Insira uma legenda WORLDFILES4U

interpretado por Harrison Ford; Jogos Patrióticos (1992) interpretado por Harrison Ford; Caçada ao Outubro Vermelho (1990) interpretado por Alec Baldwin.
Muitos dizem que se Morgan Freeman está no filme, é garantia de bom filme. Eu gosto dele, mas não arriscaria dizer esta frase, ainda mais se levarmos em consideração alguns filmes ruins nos que ele se meteu,como: Winter, o Golfinho; O Procurado; Cão de Briga, entre outros. Mas concordo que a maioria dos filmes que fez foram sensacionais e este não foge a regra. A Soma de Todos os Medos retrata como os governos, a mídia e a massa podem ser manipulados e enganados por um pequeno grupo, e como muito acontece sem que a população fique sabendo a verdadeira realidade por trás.

medal_of_acorn_red_ghost__chapter_6_by_romanov302-d7ya515
Uma das diversas capas do livro em que o filme foi baseado

Algumas curiosidades que valem ser comentadas:
O título do filme (e do livro) foi baseado no discurso de Winston Churchill:  “O que você consegue quando junta o marinheiro mais encantador, o aeronauta mais eficaz e o soldado mais competente? A soma de todos os medos.”
Segundo o diretor, este foi o primeiro filme americano a entrar, de fato, no Kremlin.
Os times que estão jogando na cena do Super Bowl são reais. Toronto Argonauts e Montreal Alouettes.
O papel de Jack Ryan foi oferecido, novamente, a Harrison Ford mas ele o recusou.
Na cena que o presidente dos EUA deve ser resgatado junto a assessores, marines de verdade foram utilizados.

Tenham todos um excelente sábado e não deixem que a soma de todos os seus medos tome conta de vocês.

Esquecidos desmerecidamente:

imdb
Imagem do site IMDB. Phillip Baker Hall. Philip Baker Hall, ator americano que participou de diversos filmes e séries, como A Hora do Rush, Monk, entre outros.
colm_feore_at_the_2013_canadian_film_centre_annual_gala__auction
Colm Feore, ator americano que participou de grandes filmes como Thor, A Batalha de Riddick, e séries como 24 Horas e House of Cards.
Liev_Schreiber_2012.jpg
Liev Schreiber , ator americano que já participou de vários filmes tendo papeis de destaque. Muito provavelmente você já o viu em algum lugar. Participou de Wolverine, Salt, entre outros.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s