Os Mercenários -Ação é isso!

Uma definição: marco do cinema de ação. Os Mercenários é um sonho realizado para muitos fãs dos gêneros de pancadaria e justiça. Essa trilogia, que em breve será uma tetralogia, reuniu os maiores astros do cinema dos anos 80 e 90. Tais como: Sylvester Stallone, Jean Claude Van Damme, Arnold Schwarzenegger, Chuck Norris, Dolph Lundgreen, entre outros. Obviamente ainda há alguns atores a serem inclusos nos próximos filmes, tais como Steven Seagal, Dwayne Johnson, Tom Cruise e tantos mais.

logan_figueredo_alencarFalei isso em outro artigo e repito, pois, a saga merece essa atenção: pare qualquer coisa que está fazendo e vá assistir, imediatamente, aos três filmes!
Interessante comentar que foi Stallone quem conseguiu a proeza de juntar todos estes atores em um filme, além de dirigir, atuar, roteirizar e ser o produtor do primeiro filme. Enquanto que nos dois seguintes ele teve todas essas funções, com exceção da direção. A ideia de colocar todos estes atores juntos já era algo antigo que todos comentavam, mas sempre havia algo que impedia isso.

Em todos os filmes Barney Ross (interpretado por Sylvester Stallone) e sua equipe (que varia de filme para filme, sendo os únicos membros fixos desde o primeiro filme: Jason Statham; Dolph Lundgren; Randy Couture – ex-campeão de UFC; e Terry Crews). Chamo a atenção para o fato de eu não ter incluído Jet Li, já que no terceiro filme ele já não faz mais parte da equipe, apesar de estar no filme.
Cada um dos filmes eles têm uma missão e pretendem cumpri-la custe o que custar. Doa a quem doer, literalmente.

O primeiro filme foi a realização de um sonho de qualquer fã dos atores ou do cinema de ação. Algo muito esperado, mas que nunca saía do papel. Lançado em 2010, trazia, além dos atores já mencionados, Eric Roberts (sendo o vilão da história); Steve Austin (campeão de Luta Livre); David Zayas; Giselle Itié (atriz brasileira); Mickey Rourke; Antônio Rodrigo Nogueira (lutador brasileiro de UFC); Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis (fazendo uma breve aparição). A missão é de acabar com um ditador em algum lugar da América Latina e seu aliado americano – que financia tudo isso – e livrar o país deste terror.
the-expendables-1-wallpaper-4

O segundo filme foi lançado em 2012, e teve como atores adicionais: Chuck Norris (que estava aposentado desde 2005 (Apenas Stallone para conseguir fazer com que ele voltasse à ativa para mais um filme!); Jean-Claude Van Damme (interpretando o vilão do filme); Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger (não mais uma ponta); Liam Hemsworth e Scott Adkins. Neste filme, eles terão de vingar a morte de um membro da equipe; além de caçar o vilão responsável por isso e por roubar uma enorme quantidade de plutônio. Van Damme está excelente no papel de vilão e já estávamos com saudades de vê-lo na tela grande. E a hora que Chuck Norris aparece, nos proporciona um sentimento indescritível.
kinopoisk.ru

O terceiro filme foi lançado em 2014. Além da equipe tradicional, tivemos: Harrison Ford (que ficou no lugar de Bruce Willis); Mel Gibson (sendo um excelente vilão); Wesley Snipes (quanto tempo o não víamos, em geral, e ainda mais nos cinemas); Antonio Banderas (sendo o personagem mais divertido do filme); Ronda Rousey (campeã de UFC) e Robert Davi (fazendo apenas uma ponta). No filme, Stallone e sua equipe, tem que ir atrás de um ex membro dos Mercenários, que colocou um deles no hospital e que está por trás de uma megaoperação no leste europeu. Ao longo do filme eles resgatam um antigo membro e criam uma equipe nova com membros mais jovens, mas que não dá certo, e, assim, voltam à equipe original com ajuda de alguns nomes de peso para acabar com um verdadeiro exército.
5ldmfeynk0fea8qq0mjyrksir1m

Muitos dizem que os filmes da saga “não tem história”, mas quero deixar alguns fatos claros que podem rebater este argumento:

Stallone reuniu todos estes atores ao longo destes três filmes com os objetivos de se divertirem, realizarem uma vontade antiga de aparecerem todos jutos, se reunirem com os amigos em um filme, fazerem um filme de ação como há muito não se via;

Os verdadeiros fãs dos atores e do gênero sabem que este tipo de filme não objetiva ser um filme ganhador de prêmios ou que fará os espectadores saírem do cinema com ideias e reflexões sobre o mundo, mas sim saírem felizes e satisfeitos em verem um filme com os mestres da ação juntos e destruindo o cenário todo;
Os atores fizeram o filme porque realmente quiseram e estavam com vontade, queriam se divertir e perceberam que talvez fosse a única oportunidade de aparecem todos juntos. Prova disso é que, em várias cenas, eles aparecem, ainda que rapidamente, dando mais risada do que um filme normal deixaria aparecer; Bruce Willis não aparece no terceiro filme, pois disse que queria ganhar mais e Stallone sempre deixou claro que o objetivo não era ganhar dinheiro (da forma como normalmente é).

Um pouco sobre os atores que participam, ou participaram, dos filmes:

personalidades_2046_351351Sylvester Stallone – Nasceu em 1946, nos EUA. Interpretou Rocky, o lutador da Filadélfia; Rambo – o ex boina verde e herói de guerra; Juiz Dreed – personagem policial das HQs; Cobra – o icônico policial linha dura. Ganhador de 57 prêmios e nomeado para outros 61. Pinta quadros nas horas vagas – que, inclusive, já foram expostos em galerias. Foi um dos fundadores da cadeia de restaurantes Planet Hollywood. Possui sua marca de alimentos naturais e saudáveis, além de uma revista sobre exercícios.

Premiere Of Universal Pictures' "Furious 7" - ArrivalsJason Statham – Nasceu em 1967, na Inglaterra. Astro das séries de filmes Carga Explosiva, Adrenalina e Assassino a Preço Fixo. Participou dos dois últimos filmes de Velozes e Furiosos. Ficou mais conhecido pelos títulos mencionados, mas já fez vários outros filmes, muitos sendo ingleses e mais populares na Europa. Ganhador de 2 prêmios e nomeado para mais 3. É expert em Kickboxing/Jujitsu.


0919OCE XX025Jet Li
– Nasceu em 1963, na China. Astro das séries de filmes O Templo de Shaolin e Era Uma Vez na China, além de ficar mais conhecido por filmes como O Mestre das Armas e Herói. No ocidente sua carreira começou na década de 90, mas ele já fazia filmes na China. Mestre de artes marciais. Ganhador de 5 prêmios e nomeado para outros 15.

dolph_aDolph Lundgren – Nasceu em 1957, na Suécia. Astro da série de filmes Soldado Universal. Ganhador de 4 prêmios. Representou os EUA nas Olimpíadas de verão, em 1996, na categoria pentatlo moderno. Possui mestrado em engenharia química. Foi campeão europeu de caratê. É campeão australiano de caratê. É terceiro Dan em Kyokushinkai caratê. Toca bateria. Fala sueco, inglês, espanhol, um pouco de alemão e pouco japonês. Serviu uma época na marinha sueca. Em 2009 três assaltantes entraram na casa dele, sua mulher estava lá, mas após verem diversas fotos e perceberem de quem era a casa, fugiram sem levar nada.

terry-crews-4Terry Crews – Nasceu em 1968, nos EUA. Mais conhecido por papeis de comédia, ficou famoso pela série Todo Mundo Odeia o Chris e pelo filme As Branquelas. Concorreu a 17 prêmios. Apesar de sua atuação nos três filmes dos Mercenários, ainda se mantem e é reconhecido pela comédia.

mv5bmjmxmdkwmti5ov5bml5banbnxkftztgwmjq3nzi4mte-_v1_ux214_cr00214317_al_Randy Couture – Nasceu em 1963, nos EUA. Seus maiores filmes de destaque foram os três Mercenários. Apareceu em mais filmes, mas todos muito menores e de pouca atuação ou popularidade. 6 vezes campeão de peso pesado e leve de UFC.

13455Mickey Rourke – Nasceu em 1952, nos EUA. Ganhador de 40 prêmios e concorreu a mais 32. Ficou mais conhecido por filmes como O Ano do Dragão, 9 1/2 Semanas de Amor e O Lutador. E também por atuar como vilão nos filmes O Implacável, Homem de Ferro 2 e A Colônia. Boxeador profissional entre 1991 e 1995.

mv5bmtm3njk0otazmf5bml5banbnxkftztywndm3mzyz-_v1_uy317_cr30214317_al_Steve Austin – Nasceu em 1964, nos EUA. Concorreu a um prêmio. Lutador profissional de Luta Livre. Teve filmes em que atuou no papel principal, porém de pouca expressão. Como ainda é muito ativo como lutador, acaba dividindo seu tempo entre a luta e os filmes. Campeão em diversas categorias e torneios de luta livre.

chuck-norris-beard-style-2015Chuck Norris – Nasceu em 1940, nos EUA. Ganhador de 9 prêmios e concorreu a mais 1. Treinou e foi aluno de Bruce Lee, por um certo tempo. 6 vezes campeão mundial de caratê. Possui duas academias de caratê. Ficou ainda mais famoso por um movimento viral na internet conhecido como Verdades de Chuck Norris, em que diversas frases e situações impossíveis são creditadas a ele como se fosse uma espécie de deus. É 10º grau “black belt” em Tang Soo Do, e 8º grau “black belt” em Tae Kwon Do. Serviu na Força Aérea Americana. Ficou muito conhecido pela série Walker Texas Ranger. Foi condecorado com a medalha de veterano do ano, pela Guerra do Vietnã (2006) e pela Marinha (2007), além de receber uma homenagem honoraria como Patrulheiro do Texas (2010). Escritor de 6 livros.

jean-claude-van-damme_a2120_hozahzfJean-Claude Van Damme – Nasceu em 1960, na Bélgica. Ganhou 3 prêmios e concorreu a mais 9. Famoso por filmes como O Grande Dragão Branco, Kickboxer – O Desafio do Dragão, O Desafio Mortal, entre outros, além da série de filmes Soldado Universal. Fez ballet durante 5 anos. Fez parte da equipe belga que foi campeã de caratê em 1979. Posteriormente, ganhou várias competições na Europa. Criou uma empresa de produção cinematográfica. É expert em kickboxing. Teve depressão e virou usuário de drogas por anos, mas há mais de 10 anos conseguiu se reabilitar, colocar sua carreira no lugar, casar novamente com sua ex-mulher e voltar a ter uma vida saudável.

220px-bruce_willis_by_gage_skidmoreBruce Willis – Nasceu em 1955, na Alemanha. Ganhou 22 prêmios e concorreu a mais 37. Mais conhecido pela série de filmes Duro de Matar e pelos filmes: Os 12 Macacos, Armageddon e Meu Vizinho Mafioso. Sempre intercalou entre drama, comédia e ação. Apesar de uma carreira de grande sucesso, sempre teve muitos altos e baixos com seus filmes e atualmente vive um período ruim em produções. Apesar de ter nascido na Alemanha, ainda muito novo mudou-se com a família para os EUA e foi criado lá.

2014 TCA Winter Press Tour - CBS/CW/Showtime Panels - Day 2Arnold Schwarzenegger – Nasceu em 1947, na Áustria. Famoso por papeis como O Predador, Conan e O Exterminador do Futuro. Ganhou 24 prêmios e concorreu a mais 34. Dono de uma produtora de cinema. Possui um estádio de futebol, na Áustria, com seu nome. Foi fisiculturista profissional e ganhou 7 vezes o título de Mr. Olympia e mais 6 prêmios. Foi governador da Califórnia. Voltou a carreira de ator nos últimos 4 anos, e tem preferido filmes com teor mais dramático.

harrison-fordHarrison Ford – Nasceu em 1942, nos EUA. Famoso pelas séries de filmes Indiana Jones e Star Wars. De alguns anos para cá sua carreira decaiu bastante, mas há indícios de que esteja voltando ao alto nível. Ganhador de 39 prêmios e indicado a mais 36.

Mel_Gibson.jpgMel Gibson – Nasceu em 1956, nos EUA. Famoso pela série de filmes Máquina Mortífera, além de filmes como Do que as Mulheres Gostam e Coração Valente. Ganhou 39 prêmios e concorreu a mais 37. Sua carreira sempre passeou pelos gêneros ação, comedia ou drama. De alguns anos para cá, tem dirigido vários filmes.

mv5bmti4mzk4mdk2nv5bml5banbnxkftztywodgxnjc4-_v1_ux214_cr00214317_al_Wesley Snipes – Nasceu em 1962, nos EUA. Ganhador de 9 prêmios e indicado a mais 12. Famoso pela série de filmes Blade. Sua carreira sempre foi baseada nos gêneros ação ou policial, que muitas vezes se cruzaram. Poucas vezes ele arriscou outros gêneros. Nos últimos anos sua carreira foi de ladeira a baixo, ao realizar filmes de baixo orçamento, lançados diretamente em DVD e que ficaram muito distantes de sua qualidade como ator.

mv5bmtuyotq3ntyynf5bml5banbnxkftztcwmty2njiznq-_v1_ux214_cr00214317_al_Antonio Banderas – Nasceu em 1960, na Espanha. Ganhador de 39 prêmios e indicado a mais 36. Sua carreira sempre foi muito eclética. Já fez filmes de comedia, ação, suspense, drama, românticos e até musical. Ficou muito conhecido pelos papeis em A Balada do Pistoleiro; os dois filmes de Zorro; além da série infantil Pequenos Espiões. Possui vários papeis como dublador. Anda um pouco afastado das telas, fazendo poucos filmes ao ano ou filmes de menor escalão, mas sem dúvida um excelente ator.

Termino este artigo declarando que é a melhor série de ação já lançada. Os melhores filmes de ação já produzidos. Os maiores atores do gênero juntos.
Stallone, obrigado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s