Aladdin – Mais um clássico Disney

“O mundo ideal…”. Quem não se lembra dessa música? O filme Aladdin e todas suas características, seja a trilha sonora, os personagens, o cenário, tudo era mágico e fantástico! É verdade que hoje em dia, seus personagens andam meio esquecidos pelo público, e convenhamos pela própria Disney – que está envolvida com projetos demais e acaba deixando seus filmes e desenhos antigos de lado, mas conseguiu firmar seu lugar no imaginário das pessoas.

abd6beb712ef72adf32acc94bb31607c--aladdin-art-aladdin-movie

Inclusive é interessante falarmos um pouco sobre esse possível esquecimento por parte do público e da empresa. Esta obra-prima está em uma fase complicada. E por que digo isso? Simples, ela nem é tão antiga a ponto de ser “realmente” um clássico e nem é tão novo a ponto de ser um lançamento ou ter muita atenção devido a novidades relacionadas. Ele está no chamado, limbo. Desta forma, há diversas pessoas, e boa parte de algumas gerações, que nunca virão este filme ou suas sequências. A Disney, por sua vez, está muito focada nos filmes da Marvel e Star Wars (que agora são sua propriedade) e lançamentos da própria empresa. O maior problema disso tudo é que sentimos o reflexo em todas as comunicações e questões possíveis: Aladdin e seus personagens possuem pouca ou nenhuma atenção nos parques temáticos; o número de brinquedos e afins vendidos não possui mais tantas opções relacionadas ao desenho; notícias sobre o desenho ou seu mundo são raramente veiculadas pelo mundo. O máximo que é lançado hoje em dia são edições comemorativas em DVD e Blu-ray.

aladdin1
Mas vamos ao que interessa mesmo que é essa fantástica história. Aladdin é um moço pobre que vive pelas ruas de Agrabad, fugindo dos guardas e tentando conseguir alguma comida, sempre sonhando em como seria a vida no palácio. Por outro lado, Jasmine era a princesa, filha do Sultão, e que estava cansada dessa vida Real e queria conhecer o mundo. Até que certa vez ela foge do castelo, disfarçada, e vai ao mercado. Lá ela e Aladdin se encontram sem conhecer ou saber quem cada um era. A partir desse encontro a trama começa. Personagens envolventes como o Gênio, Jafar, Abu, Sultão, Rajar, Iago e o Tapete Mágico encantam todos os espectadores.

AladdinGenieGoofyHat

A dublagem original foi muito boa, convenhamos a nacional não ficou nada atrás. Mas ninguém menos que Robin Williams foi o dublador do Gênio. Que, em minha opinião, é o grande personagem do desenho. O mais engraçado, simpático e divertido.

68503096-aladdin-wallpapers

O filme foi um estouro. Arrasador! Conquistou o público sem dificuldades e mostrou que a Disney iniciava mais uma década de ouro, a década de 90. Por sinal, foi a última antes do cinema entrar, de vez, na era digital. Hoje em dia, pouquíssimos desenhos são lançados sem serem em formato digital. Há seus prós e contras. Mas há o lado que acho triste e não tão bonito.

c390f4b22c3462cc4c55a87d6a958b6f

Aladdin (lançado em 1992) teve duas continuações oficiais: O Retorno de Jafar (1994) e Aladdin e os 40 Ladrões (1996). Obviamente, como acontece com a maioria das continuações no mundo do cinema, não obtiveram o público e sucesso do primeiro filme. Porém eram de qualidade e tiveram boa aceitação em meio ao público.
Há boatos de que um filme live-action (com atores de verdade) seria lançado em um futuro próximo, como a Disney fez com Malévola e A Bela e a Fera. Mas isso não é uma certeza.

81wPjV8+K4L._SX342_

Espero que todos concedam meus três desejos: assistirem aos três filmes; divulgarem esse artigo; se inscreverem em meu blog. Um grande abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s