Hoje vamos listar 5 Dicas de Filmes Inteligentes, portanto prepare seu cérebro e aprecie os roteiros e histórias inteligentes dessas grandes obras cinematográficas.
1 – Matrix
Claro que Matrix deve aparecer nessa lista, já que desde seu lançamento em 1999, continua ser um marco no cinema de ficção científica e uma fonte de reflexão filosófica. Aliás, leia nosso artigo sobre o desenvolvimento de Matrix 5!
O filme nos apresenta um mundo distópico onde a realidade que conhecemos é uma ilusão criada por máquinas inteligentes para controlar a humanidade.
Assim, os seres humanos vivem em uma simulação digital enquanto suas mentes são conectadas a uma realidade artificial, chamada “Matrix”.
Porém, algumas pessoas despertam para a verdadeira natureza de sua existência e se rebelam contra o controle das máquinas.
Matrix nos traz a velha alegoria de Platão, O Mito da Caverna, onde prisioneiros não conhecem a verdadeira realidade que está fora da caverna. Assim a realidade encarada como verdadeira são suas sombras projetadas na parede da caverna pela luz da fogueira.
Deste modo, a história de Matrix nos leva a refletir sobre a natureza da percepção. Além de encarar a possibilidade de existirem realidades alternativas que nós não conhecemos.
O filme está disponível na Max.
2 – Millennium: os Homens que não Amavam as Mulheres
Outro filmaço que instiga nossa mente é Millennium: os Homens que não Amavam as Mulheres. Daniel Graig vai além de seu papel mais famoso como James Bond e entrega um Thriller de arrepiar os cabelos.
A obra se baseia no best-seller de Stieg Larsson, “Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres” ou no título em inglês The Girl with the Dragon Tattoo.
Na história, os personagens principais Mikael Blomkvist, um jornalista investigativo e Lisbeth Salander, uma hacker brilhante e complexa são atraídos para uma investigação envolvendo o desaparecimento de uma jovem mulher.
No entanto a família da jovem é poderosa e parece estar escondendo segredos obscuros. Enquanto isso, Mikael e Lisbeth desenterram pistas e seguem o rastro de um serial killer.
Sendo assim, os dois se veem envolvidos em uma teia de corrupção, abuso e violência que ameaça consumi-los mentalmente e fisicamente.
O filme está disponível na Max.
3 – Cisne Negro
Parece que Thrillers psicológicos rendem bons enredos e conseguem aguçar o intelecto do público. Portanto vamos indicar Cisne Negro que conta com a atuação incrível de Natalie Portman.
Natalie interpreta Nina Sayers, uma bailarina que está em busca obsessiva pela perfeição artística, o que leva Nina a confrontar seus próprios demônios internos.
À medida que ela se entrega ao papel duplo de Odette, o Cisne Branco, e Odile, o Cisne Negro, sua psique começa a desmoronar sob o peso da pressão e da dúvida sobre sua competência.
Dessa forma, a linha entre a realidade e a fantasia se torna cada vez mais tênue. Por isso, Nina é consumida por visões perturbadoras e alucinações.
O filme está disponível na Star Plus.
4 – Tenet
Continuando a nossa lista de 5 Dicas de Filmes Inteligentes, não podemos deixar de recomendar Tenet um filme do Diretor Chirstopher Nolan. O famoso Diretor é conhecido pela complexidade de suas produções.
Esta obra leva os espectadores a uma viagem alucinante através do tempo. Enquanto as linhas entre passado e presente se tornam borradas e o destino da humanidade está em jogo.
O personagem principal conhecido como apenas como “O Protagonista”, interpretado com maestria por John David Washington é recrutado para uma missão perigosa.
Essa missão envolve a manipulação da inversão do tempo, uma tecnologia que permite que objetos e até mesmo pessoas se movam para trás no tempo.
Com o estilo que lembra um pouco os filmes de 007, por envolver espionagem, Tenet mostra um mundo de intriga e conspiração.
Assim, na história “O Protagonista” descobre que está lutando não apenas para salvar o mundo, mas também para desvendar os segredos do próprio tempo.
O filme está disponível na Max.
5 – Nada de Novo no Front
Para finalizar a nossa lista de 5 Dicas de Filmes Inteligentes, vamos indicar o filme Nada de Novo no Front, baseada no romance homônimo de Erich Maria Remarque.
Na trama, um grupo de estudantes alemães se voluntariam para o serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial, animados pela propaganda nacionalista e pelo fervor patriótico.
Porém, visão idealizada da guerra rapidamente desmorona quando os jovens são confrontados com a brutalidade do conflito.
O filme segue o protagonista, Paul Bäumer, interpretado por Lew Ayres, enquanto ele luta para sobreviver física e emocionalmente nas trincheiras devastadoras da frente de batalha.
Durante sua jornada, Lew deve testemunhar os horrores do combate, desde os ataques de artilharia até os ataques de gás venenoso, mostrando o impacto devastador da guerra.
Assim, o filme nos faz pensar sobre as ilusões e idealizações que podem nos enganar, será que devemos realmente confiar que a realidade é como realmente é?
O filme está disponível na Netflix.