6 Filmes Considerados Polêmicos Para Assistir nos Streamings

Hoje vamos listar algumas obras que vão te tirar da zona de conforto, os filmes polêmicos para assistir nos streamings vão mexer com sua cabeça e te fazer pensar.

O importante é ter a mente aberta, tentar entender a visão dos produtores e concordar ou não com os temas e discussões propostos. Fato é que, apesar de serem polêmicos, ainda assim essas obras fascinam o público e até se tornam verdadeiros clássicos.

1 – Laranja Mecânica (1972)

Trailer de Laranja Mecânica.

O clássico Laranja Mecânica, do diretor Stanley Krubrick, certamente se tornou um dos filmes mais polêmicos da história ao abordar a violência de forma crua.

A trama se baseia na obra homônima de Anthony Burgess e conhecemos Alex, um jovem violento que, após ser preso, passa por um experimento que o priva de sua liberdade de escolha.

A violência realmente foi pesada na época, a ponto de algumas autoridades e grupos de cidadãos pedirem a proibição do filme em vários países.

Após a obra ser associada a uma série de crimes que pareciam imitar as ações do personagem Alex, o banimento no Reino Unido foi inevitável.

E assim ficou por quase 30 anos, até voltar com as exibições novamente em 2000, após a morte do diretor.

O filme está disponível na Max.

2 – O Som da Liberdade (2023)

Trailer de O Som da Liberdade.

O Som da Liberdade gerou muitas discussões e debates entre o público e a mídia especializada em 2023, por tratar de um tema muito delicado.

Aqui conhecemos a história real de Tim Ballard, um ex-agente do governo americano que lidera uma missão para resgatar crianças vítimas do tráfico sexual na Colômbia.

Contudo, após salvar um menino, ele descobre que a irmã dele também está sequestrada e decide deixar seu emprego para enfrentar a perigosa missão de resgatá-la.

Além do tema sensível, as controvérsias por ligações políticas também geraram polêmica. Parte do público associou a obra a movimentos e figuras de direita.

Da mesma forma, alguns críticos alegaram que a história utiliza o tráfico de crianças como uma ferramenta para promover uma agenda política específica.

Apesar de tudo, o filme foi um sucesso e superou toda a desconfiança e os boicotes, arrecadando mais de US$ 180 milhões nos EUA.

O filme está disponível Amazon Prime Video.

3 – O Exorcista (1973)

Trailer de O Exorcista.

O Exorcista do diretor William Friedkin é um dos melhores filmes de terror da história, no entanto, a obra esteve cercada de polêmicas na época de seu lançamento.

A trama narra a possessão demoníaca da jovem Regan MacNeil e inicialmente, sua mãe Chris, busca ajuda médica.

Entretanto, Chris não tem sucesso e então recorre a dois padres, Karras e Merrin, para realizar um exorcismo e salvar a filha.

As polêmicas ficaram por conta de seu realismo e de como o tema religioso foi tratado. A princípio, as opiniões foram divididas, enquanto alguns acharam uma ofensa à religião, outros somente consideraram uma profunda reflexão sobre fé e espiritualidade.

Quanto ao realismo, os efeitos práticos surtiram efeito, pois as cenas de transformação de Regan e a violência gráfica deixaram o público em choque. Aliás, há relatos de que algumas pessoas desmaiaram ou vomitaram durante as exibições.

O filme está disponível na Max.

4 – A Entrevista (2014)

Trailer de A Entrevista.

Os filmes considerados polêmicos, em sua maioria, tratam de temas pesados. Porém, vamos indicar uma exceção que está no streaming, a comédia A Entrevista.

Na história, Dave Skylark e seu produtor Aaron Rapoport, são recrutados pela CIA para assassinar Kim Jong-un durante uma entrevista.

Ao conhecer o líder norte-coreano, eles enfrentam complicações inesperadas, misturando humor com crítica política.

Era óbvio que a Coreia do Norte não iria gostar nada desse filme. Na época, as autoridades do país descreveram o filme como um ato de guerra e ameaçaram represálias, alegando que ele incitava a violência.

Em seguida, um pouco antes de seu lançamento, a Sony Pictures foi alvo de um ataque hacker, e aparentemente, os criminosos tinham vínculos com a Coreia do Norte.

O filme está disponível na Netflix.

5 – O Bebê de Rosemary (1968)

Trailer de O Bebê de Rosemary.

Nos streamings, podemos encontrar grandes filmes para assistir que dividem opiniões e abordam assuntos polêmicos. E para a nossa sorte, outro clássico que está disponível é: O Bebê de Rosemary.

Nesse clássico, conhecemos um jovem casal, Rosemary e Guy Woodhouse, que se muda para um prédio habitado por pessoas estranhas e coisas bizarras acontecem.

Mas, quando Rosemary engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver em uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.

Na trama notamos que a protagonista vive um relacionamento abusivo e controlado pelo marido, que literalmente “vende” sua esposa para garantir uma carreira de sucesso.

Entretanto, a estreia da obra foi em meio ao movimento pelos direitos das mulheres nos anos 60, o que gerou muita polêmica. Assim, os críticos não deixaram barato, e condenaram a forma de como a opressão das mulheres foi retratado.

Além do mais, pouco depois do lançamento do filme, aconteceu o assassinato da esposa do diretor Roman Polanski, Sharon Tate, pela famosa seita Charles Manson.

Esse fato criou uma associação entre o filme e o realismo do terror. As pessoas começaram a ver o longa como “amaldiçoado”, e assim, reforçou ainda mais o misticismo sobre ele.

O filme está disponível na Paramount+.

6 – Benedetta (2021)

Trailer de Benedetta.

O famoso diretor Paul Verhoeven, de Robocop, dirige o polêmico Benedetta, uma obra que deu o que falar no ano de 2021.

O longa conta a história de Benedetta, uma freira do século XVII que, enquanto tem visões de Jesus, vive um romance secreto com outra noviça, enquanto explora temas de fé, poder e desejo.

Misturar sexo e religião tem seu risco e, neste caso, certamente causou polêmica. As cenas de intimidade entre as freiras, juntamente com visões de Benedetta com Jesus em contextos estranhos, chocaram parte do público religioso e levaram à acusação de que o filme seria blasfemo.

As cenas beiram o explícito e o diretor tentou trazer sua visão bem crua e realista da história, o que acentuou ainda mais o seu estilo provocativo.

Para alguns, apresentar uma freira lésbica e sexualmente ativa, foi uma crítica ousada à repressão da sexualidade feminina pela Igreja Católica.

O filme está disponível no Telecine.

Se quer mais dicas de filmes nos streamings, leia: 7 Filmes Diferentes para o Halloween nos Streamings.

Compartilhe:

Renan Andrade

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Acompanhe as indicações de filmes, séries e canais no Youtube, além de curiosidades do mundo do entretenimento.

© 2023 FilmIndica Todos os Direitos Reservados