Hoje vamos abordar alguns exemplos de As Melhores Trilhas Sonoras do Cinema. A música desempenha um papel fundamental, pois eleva as emoções, a atmosfera e até mesmo a narrativa de um filme.
1 – Tubarão, por John Williams
O coração do filme Tubarão é, sem dúvida, sua trilha sonora. Composto por apenas duas notas repetidas, John Williams criou uma melodia simples, mas incrivelmente eficaz, que evoca uma sensação imediata de perigo iminente.
Essas duas notas se tornaram o som do monstro em si, assim anunciando sua presença e provocando o suspense no público.
Aqui, aprecie o tema The Pier Incident, onde a musica é elevada aos poucos causando a sensação de que algo muito perigoso se aproxima, certamente é de arrepiar.
2 – Christine: O Carro Assassino, por John Carpenter
Em Christine: O Carro Assassino, John Carpenter faz um trabalho sensacional com a trilha sonora. Utilizando sintetizadores, a trilha causa uma sensação de mal-estar e tensão.
Dessa forma complementa perfeitamente a aura sombria e ameaçadora do carro possuído. Além disso, os padrões rítmicos criam uma sensação de iminência, como se algo sinistro estivesse se aproximando lentamente, mantendo o público tenso e alerta.
No caso, destacamos o tema Moochie’s Death, onde no filme acontece a primeira morte de um personagem, aqui a tensão é elevada ao máximo contribui para na cena trágica.
3 – Batman, por Danny Elfman
Uma das trilhas sonoras mais marcantes da história dos filmes de herói é de Batman de 1989 composta por Danny Elfman.
Caso queira conferir, leia nosso artigo sobre o Batman de Michael Keaton.
Os sons graves dos violoncelos e contrabaixos passam o peso da sombria cidade de Gotham City, enquanto enquanto um tom aventuresco combina com chamado à ação do Cavaleiro das Trevas.
A trilha sonora do filme não apenas complementou sua estética visual, mas também se tornou um fenômeno cultural por si só. É possível que quase qualquer pessoa do mundo conheça o tema.
Por fim, se arrepie com o tema Decent Into Mistery. Ela toca no momento em que Batman está a caminho da batcaverna em seu icônico batmóvel.
4 – 007: Na Mira dos Assassinos, por John Barry
John Barry produziu de forma magistral vários temas dos filmes de 007. Barry conseguia trazer exatamente a essência do personagem e contribuía muito para as cenas de ação.
Em 007: Na Mira dos Assassinos, o compositor encapsula perfeitamente a elegância e os estilos característicos de James Bond.
Com seus acordes de guitarra distintos e trompetes bem ao estilo 007, a música traz a essência do espião mais famoso do mundo e define o tom para suas aventuras épicas.
Portanto, trouxemos o tema Golden Gate Fight, no qual toca no clímax do filme, a luta final entre Bond e o vilão Max Zorin.
5 – Oppenheimer, por Ludwig Goransson
O compositor Ludwig Goransson venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por seu trabalho em Oppenheimer, e não foi a toa, realmente a musica é uma obra prima.
Utilizando o violino, Goransson consegue gerar certa melancolia intrigante com um senso de curiosidade. Além disso, a ansiedade também toma conta pois o tema central do filme gira em torno da dúvida do sucesso do Projeto Manhatan.
Uma curiosidade, de acordo com o site Magazine HD a trilha composta por Goransson foi finalizada em apenas 5 dias.
Destacamos aqui o tema Can You Hear the Music, que é com certeza um dos pontos altos de toda a trilha do filme.
1 Comentário
[…] Por falar em música, veja nosso artigo sobre as melhores trilhas sonoras do cinema! […]