Estamos aqui novamente para apreciar mais algumas das melhores trilhas sonoras do cinema parte 2, trazendo outros alguns exemplos de melodias que marcaram época e estão morando em nossas memórias.
1 – Star Wars: O Império Contra – Ataca, por John Williams
Não é à toa que John Williams é considerado um mestre das trilhas sonoras. Ele acumula prêmios e melodias que estão enraizadas na cultura pop.
Uma das composições mais famosas é de Star Wars e aqui trouxemos como exemplo o tema do vilão Darth Vader, The Imperial March.
Enquanto escutamos a trilha, não temos como não pensar na imponência do vilão, além de nos passar que algo muito poderoso e importante está à caminho.
2 – Um Tira da Pesada 4, por Lorne Balfe
Um Tira da Pesada 4 é a ótima surpresa desse ano na Netflix que pegou em cheio na nostalgia em um filme bem divertido.
Aqui, o compositor Lorne Balfe aproveita o tema original criado por Harold Faltermeyer para modernizar e ao mesmo tempo manter a essência dos anos 80.
Dessa forma, a trilha conduz o longa de forma coerente, a ponto do público dizer: É isso! Isso é bem Um Tira da Pesada!
Durante toda sua composição, há outros ritmos que são aproveitados dos primeiros filmes e isso é ótimo!
3 – Halloween, por John Carpenter
Assim como Um Tira da Pesada, outro exemplo de belo retorno de franquia foi Halloween de 2018, ainda mais com a presença do compositor original John Carpenter.
Aliás, um dos pontos altos do filme é sem dúvida a trilha sonora, que é clássica porém modernizada para os tempos atuais.
A trilha que destacamos é The Shape Returns, onde Michael Myers aparece pela primeira vez na noite de Halloween com sua famosa máscara.
Além de John Carpenter, Cody Carpenter e Daniel Davies também participam da trilha do filme.
4 – 007: Sem Tempo Para Morrer, por Hans Zimmer
No artigo As Melhores Trilhas Sonoras do Cinema, ressaltamos a trilha sonora de 007: Na Mira dos Assassinos de John Barry. Mas agora vamos de Hans Zimmer em 007: Sem Tempo Para Morrer.
Desde já, todos nós sabemos do talento de Hans Zimmer, mas em 007 o compositor pôde também homenagear algumas notas clássicas de filmes anteriores.
No caso da faixa Matera, é possível ouvir notas da trilha do clássico 007: A Serviço Secreto de Sua Majestade.
Contudo, Hans Zimmer também consegue trazer sua própria identidade, sem prejudicar a coerência da franquia.
5 – John Wick 4: Baba Yaga, por Le Castle Vania
O DJ americano Le Castle Vania vem participando ativamente da franquia John Wick com músicas eletrônicas pesadas que combinam com porradaria.
Aliás, é nas lutas em que as faixas do DJ brilham, principalmente nas cenas em que Jonh Wick briga em boates e baladas.
No quarto filme da franquia, há uma sequencia de ação em uma boate no qual Le Castle Vania se aproveita e realmente consegue criar um ambiente frenético.
Nessa cena se destaca a faixa A Long Way Down, que combina muito com os golpes e movimentos sincronizados do personagem de Keanu Reeves.