Alô fãs de filmes de bichos assassinos! Hoje vamos falar especificamente sobre aranhas, este animalzinho que causa arrepios e frio na espinha. O filme Aracnofobia de 1990, se tornou um clássico do suspense e que também tem sua mistura com o humor.
História
Aracnofobia é um clássico dirigido por Frank Marshall em 1990, porém algumas perguntas ficam no ar. Como foi gravar com as aranhas e quantas foram necessárias? Quais as espécies utilizadas? Como filmaram os animais sendo mortos? Este artigo irá explorar as curiosidades e bastidores do longa.
Na história, depois que um fotógrafo morre em missão na Venezuela, uma aranha venenosa pega uma carona em seu caixão para sua cidade natal. Coincidentemente, o aracnofóbico Dr. Ross Jennings acabou de se mudar com sua esposa Molly e seu jovem filho para o lugar. Quando moradores da cidade começam a aparecer mortos, Jennings começa a suspeitar de aranhas que não são comuns na região.
Curiosidades e Bastidores
A principio, as aranhas usadas no filme são oriundas da Nova Zelândia. Apesar de sua aparência amedrontadora elas na verdade são inofensivas aos seres humanos. Eles utilizaram duas espécies nas filmagens, a Aranha Golias (Theraphosa blondie) e Avondale (Delena Cancerides).
Os produtores utilizaram pequenos pacotes de mostarda para criar os efeitos das aranhas sendo esmagadas após serem pisoteadas.
Durante as filmagens, a produção não feriu nenhum animal. Um exemplo é a cena onde o dedetizador pisa em uma aranha, no caso, eles utilizaram uma bota com fundo falso para que o aracnídeo não sofresse dano algum.
Na cena do chuveiro, uma aranha de verdade desce pelo ralo, porém não era um ralo de chuveiro real e o dreno era falso, depois removeram a aranha facilmente da água.
Utilizaram cerca de 300 aranhas nos bastidores, e para que elas andassem nas direções corretas durante as cenas, a produção utilizou ar quente para direciona-las.
Nos bastidores, a aranha Golias (Theraphosa blondie), utilizada para ser o general no longa foi apelidada de Big Bob pelo Diretor Frank Marshall.
Embora o ator principal Jeff Daniels afirmasse que não se importava com pequenas aranhas, ele reconheceu que “qualquer pessoa em seu perfeito juízo” teria problemas com aranhas tão grandes quanto o Big Bob.
Mas John Goodman, que interpretou o exterminador Delbert McClintock, não se intimidou. “Eu não tenho nenhum problema”, disse ele. “Nós nos vemos cara a cara – bem, dois olhos em seus 16 – mas nos damos bem.”
Uma curiosidade, para que as aranhas não se espalhassem durante as cenas, eles utilizaram uma cera de móveis chamada Lemon Pledge, onde desenhavam barreiras, e devido ao cheiro, as aranhas evitavam essas áreas previamente limitadas.
Fim das filmagens
Por fim, a cena da luta final, que envolveu fogo, explosões e muitas garrafas quebradas de vinho fino, levaram duas semanas ou dias de 13 horas para ser filmada.
Daniels passou dois desses dias preso sob uma prateleira de vinho de 250 libras, arremessando garrafas de vinho em Big Bob enquanto sob instruções estritas para não acertar a aranha – e, na verdade, sempre errar por um metro ou mais.
Aracnofobia, é um filme bem divertido, que consegue equilibrar o suspense e comédia na medida certa. Até a data deste artigo, o longa está disponível no Google Play.
1 Comentário
Your comment is awaiting moderation.
[…] Falando em picada de bicho e curiosidades, leia sobre as curiosidades e bastidores do filme Aracnofobia! […]
Your comment is awaiting moderation.
[…] Leia também: Curiosidades e Bastidores: Aracnofobia. […]
eu não pedi pra Deus me deixar velho