Neste post vamos revisitar e conferir as curiosidades e bastidores de Os Aventureiros do Bairro Proibido, que alcançou o status de Cult apesar de seu fracasso nas bilheterias.
Aliás, para quem é um pouco mais velho, deve se lembrar do longa sendo exibido na Sessão da Tarde e isso traz uma boa nostalgia, além também de conhecermos ali os anos 80 do cinema em sua essência.
História
Na trama acompanhamos um típico americano e caminhoneiro Jack Burton, que se envolve em uma briga milenar de Chinatown depois que a noiva de seu amigo é raptada e seu caminhão roubado.
Dessa forma, Jack acaba se envolvendo no submundo do bairro asiático, encontrando figuras misteriosas e místicas. Se Jack quiser salvar seu caminhão e a noiva de seu amigo, terá de enfrentar o terrível feiticeiro Lo Pan.
Roteiro original
Ainda formulando as ideias para o filme, o diretor John Carpenter cogitou a possibilidade da trama se passar no faroeste, sendo que o protagonista teria seu cavalo roubado ao invés do caminhão.
Contudo, o estúdio preferiu que a história se passasse nos tempos atuais, chegando a conclusão de que os elementos de fantasia e velho oeste não funcionariam juntos.
Elenco
O ator preferido para interpretar o protagonista Jack Burton era Kurt Russel, pois já tinha trabalhado com Carpenter antes.
No entanto, o estúdio queria tentar nomes como Jack Nicholson ou Clint Eastwood para o papel, porém os dois recusaram, e portanto, Russel ganhou o posto.
Além disso, Jackie Chan era a primeira opção de Carpenter para ser o sidekick Wang Chi. Porém, o ator preferiu se concentrar no filme Police Story de 1985 em Hong Kong.
Personagens que inspiraram games
As curiosidades e bastidores sobre Os Aventureiros do Bairro Proibido, vai além da parte cinematográfica e produção, já que também foi uma inspiração para os games.
Os personagens do filme serviram de inspiração para a equipe de Mortal Kombat, e assim surgiram Shang Tsung e Raiden, que foram baseados no vilão Lo Pan e seu servo Mestre dos Relâmpagos, respectivamente.
Fracasso e status Cult
Com orçamento de 25 milhões de dólares, o filme fracassou nas bilheterias com arrecadação de apenas 11 milhões de dólares.
John Carpenter culpou a FOX pelo fracasso, já que o estúdio focou somente em promover Aliens: O Resgate, que estreou em Julho de 1986.
Esse fato chegou a desiludir o diretor, que desistiu de trabalhar em grandes estúdios, e suas obras seguintes foram financiadas de forma independente.
No entanto, Os Aventureiros do Bairro Proibido conseguiu conquistar seu público através das locadoras e exibições na TV, e hoje em dia é considerado um clássico Cult.
Inspiração
O diretor de Thor Ragnarok de 2017, Taika Waititi, disse que Os Aventureiros do Bairro Proibido serviu de inspiração para sua versão do deus do trovão.
Ele queria fazer de Thor um personagem mais divertido, e tentou trazer elementos de Jack Burton para o personagem. Nas palavras de Taika Waititi:
“O que eu amo nesse filme é Jack Burton. Tudo o que ele quer, a única coisa que ele quer, é pegar seu caminhão de volta. É o tipo de filme em que Jack Burton é um bobo, mas ele é adorável e você está com ele o tempo todo. Eu pensei que Thor deveria ser aquele que quem você quer estar em todas as cenas.”
Lembremos que Thor: Ragnarok foi um ponto de virada de estilo do personagem, adotando um tom mais cômico, o que agradou o público em geral.
Leia também: Curiosidades e Bastidores: Aracnofobia.