Os 8 Piores Filmes Baseados em Jogos

Hoje vamos relembrar alguns dos piores filmes baseados em jogos já produzidos, que, além de desagradarem os gamers, também decepcionaram os cinéfilos.

A ideia de transformar jogos de videogame em filmes não parece ser uma tarefa fácil, pois, em muitos casos, o resultado fica aquém do esperado.

Como fãs de games, até temos a sensação que nós mesmos poderíamos fazer filmes melhores se estivéssemos no lugar do diretor. Bom, nessa lista, podemos ver casos que provavelmente faríamos mesmo.

1 – Hitman: Agente 47 (2015)

Trailer de Hitman: Agente 47.

Apesar da série Hitman fazer muito sucesso nos games, principalmente na época do Playstation 2, saindo também para PC, o filme de 2015 não causou o mesmo impacto.

Com notas de 8% para críticos e 40% para o público no Rotten Tomatoes, o longa não arrancou suspiros dos fãs e foi classificado como medíocre.

As reclamações incluem, por exemplo, o enredo fraco e repleto de clichês, além da tentativa de humanizar o protagonista, onde nos games ele é desprovido de humanidade.

Além disso, as cenas de ação são bastante genéricas e não condizem com a proposta dos games, que, por sua vez, valorizam o modo furtivo.

2 – Silent Hill: Revelação (2012)

Trailer de Silent Hill: Revelação.

Outra franquia de peso nos games que não tem muita sorte no mundo cinematográfico é Silent Hill.

Em 2012 chegava aos cinemas Silent Hill: Revelação, que é a continuação do primeiro filme, Terror em Silent Hill (2006). Se o primeiro filme já era mais ou menos, a qualidade do segundo caiu por terra.

Com notas de 8% da crítica e 35% do público no Rotten Tomatoes, a obra decepcionou os fãs e falhou até mesmo em ser um bom filme de terror para quem não conhece a franquia.

A trama confusa e superficial contribuíram para o fracasso do filme. Além disso, os personagens do jogo, como Pyramid Head e os monstros icônicos, não são bem representados.

3 – Monster Hunter (2020)

Trailer de Monster Hunter.

Paul W.S. Anderson é o diretor por trás de Monster Hunter e, aliás, o que esse homem vem fazendo com as franquias de games no cinema é, digamos, digno de elogios (contém ironia).

As notas no Rotten Tomatoes até surpreendem, com aprovação de 44% da crítica e 70% do público, no entanto, este fato não ameniza a falta de qualidade do longa e as broncas dos fãs dos games.

A princípio, os jogos da série são conhecidos por sua ênfase em exploração, estratégias e a relação entre caçadores e o ecossistema dos monstros.

Contudo, o filme priorizou explosões e ação frenética, ao estilo do diretor, sacrificando a essência do jogo.

Outro ponto muito criticado, por exemplo, é a falta de profundidade e desenvolvimento de personagens, acompanhado de uma trama muito rasa.

4 – Mortal Kombat: A Aniquilação (1997)

Trailer de Mortal Kombat: A Aniquilação.

Ainda que o primeiro filme de Mortal Kombat de 1995 conseguiu, de certa forma, adaptar bem o game, o mesmo não pode ser dito de sua sequência: Mortal Kombat: A Aniquilação.

O ponto que mais incomodou o público e a crítica foram os efeitos visuais. Sim, naquele período a tecnologia do CGI ainda estava em desenvolvimento, porém, mesmo para os padrões da época, o visual ficou no mínimo bizarro.

As notas no Rotten Tomatoes surpreendem negativamente, com apenas 4% de aprovação da crítica e 24% do público. Assim, a obra detonou de vez as expectativas dos fãs de um aguardado salto de qualidade relacionado ao primeiro filme.

Além dos péssimos efeitos visuais, a trama confusa com muitos personagens também contribuiu para o fracasso da obra.

5 – Lara Croft – Tomb Raider: A Origem da Vida (2003)

Trailer de Lara Croft – Tomb Raider: A Origem da Vida.

Em 2003, o público e a crítica se decepcionaram com Tomb Raider: A Origem da Vida, que trouxe novamente Angelina Jolie no papel da icônica exploradora.

Com um enredo bem fraco, cheio de clichês e genérico, o longa não conseguiu conquistar o público para uma aventura no mínimo divertida.

Angelina Jolie estava no auge e ela não foi mal na atuação, no entanto, os críticos destacaram que Lara parecia uma caricatura de uma heroína e com pouca evolução emocional.

Assim, lá se foi mais uma franquia de games que até poderia se tornar uma série de filmes épicos, contudo, não souberam aproveitar as qualidades da personagem.

6 – DOA: Vivo ou Morto (2006)

Trailer de DOA: Vivo ou Morto.

DOA: Vivo ou Morto foi uma tentativa fracassada de trazer para as telas uma adaptação do jogo de luta Dead or Alive, e segue sendo um piores filmes baseados em jogos já produzidos.

Mas, essa ideia só rendeu um filme terrível e sem criatividade, criando curiosidade de quase ninguém.

Podemos concordar que criar um roteiro bacana para adaptar um filme de um simples jogo de luta pode ser uma tarefa difícil. No entanto, nem os personagens, que são o ponto forte do game, foram bem desenvolvidos.

A direção totalmente perdida de Corey Yuen foi outro alvo de críticas, pois o filme parecia não saber qual tom seguir, oscilando entre momentos de humor pastelão e tentativas de ação séria.

7 – Resident Evil 2: Apocalipse (2004)

Trailer de Resident Evil 2: Apocalipse.

Anteriormente falamos de Monster Hunter, do diretor Paul W.S. Anderson, e agora, vamos falar de outra franquia que ele pôs a mão e estragou: Resident Evil.

Embora Resident Evil 2: Apocalipse tenha causado alvoroço no seu lançamento, principalmente no público mais jovem da época, hoje vemos que o filme tem muitos defeitos.

Ainda que as notas no Rotten Tomatoes sejam razoáveis para o público, com 60%, e péssimas para a crítica, com apenas 18%, os fãs perceberam a realidade ao “analisar a obra mais de perto”.

Um dos maiores problemas da foi sua falta de fidelidade ao conteúdo original. Nos jogos, a série é marcada pela atmosfera de terror psicológico, mistério e sobrevivência. No entanto, o filme se limita a apenas cenas de ação genéricas.

Nem Nemesis, um dos principais vilões da série, conseguiu salvar o filme. A sua aparição foi decepcionante e não teve o impacto como se esperava, já que, no jogo Resident Evil 3, ele aparece de forma assustadora.

8 – Super Mario Bros (1993)

Trailer de Super Mario Bros.

Por último, mas não tão ruim quanto aos outros citados anteriormente, Super Mario Bros. é considerado um dos piores filmes baseados em jogos e pode ser descrito como bizarro.

Sem pé nem cabeça, o filme conta uma aventura de Mario e Luigi que tem como objetivo salvar a princesa Daisy.

Os visuais dos atores e das criaturas são bizarros e não condiz em nada com o mundo colorido dos games.

Isso contribuiu para que a história se passasse em uma ambientação sombria e confusa em uma cidade distópica chamada Dinohattan.

Para completar, os bastidores do filme foram caóticos, implicando em mudanças de roteiro de última hora e desentendimentos entre os diretores e o elenco.

Continue lendo: 8 Filmes Perfeitos para Dias Chuvosos nos Streamings.

Compartilhe:

Renan Andrade

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Acompanhe as indicações de filmes, séries e canais no Youtube, além de curiosidades do mundo do entretenimento.

© 2023 FilmIndica Todos os Direitos Reservados